Sem neutralidade

O mundo espiritual é tão real quanto o mundo material. Ou melhor, é mais real ainda, pois uma bomba atômica, por exemplo, jogada sobre uma cidade, a destruiria completamente, mas em nada atingiria as pessoas do mundo espiritual que estivessem ali naquele momento, fossem os anjos de Deus, ou os demônios de Satanás. Isso também equivale dizer que todos nós somos seres espirituais, ainda que muitos queiram se restringir ao mundo físico. Mas, independentemente da crença de cada um, temos corpo e espírito. Fomos criados assim.

Certa ocasião trouxeram uma pessoa endemoninhada até Jesus, ou seja, aquela pessoa estava possuída por um demônio. Acho oportuno abrir um parêntese aqui para dizer que demônios são pessoas pensantes, inteligentes, poderosas, que existem em função do mal. Como não têm corpo, eles são capazes de entrar nas pessoas e dominá-las de tal maneira que elas perdem sua identidade. Nem sempre eles fazem isso. Muitas vezes eles agem nas pessoas de forma disfarçada. A pessoas que foi levada a Jesus e que estava possuída por um demônio, provocou naquela pessoa cegueira e mudez. Jesus a curou e ela passou a falar e ver. É claro que nem toda cegueira e mudez é resultado de uma manifestação maligna na vida de quem tem essas deficiências.

A multidão que presenciou aquela cura ficou admirada, enquanto os religiosos murmuravam em seus pensamentos dizendo que Jesus expelia demônios pelo poder dos próprios demônios. Jesus lhes disse que era uma incoerência esse raciocínio, pois Satanás não expele Satanás. Pelo contrário, a ação de Jesus era feita pelo poder do Espírito Santo de Deus. Em seguida Jesus compara Satanás com um valente que protege sua casa, e que para alguém saquear seus bens deve ser mais forte que o valente; deve primeiro amarrá-lo para então tomar seus pertences. Esse que é mais valente é o próprio Jesus. A Bíblia diz que Jesus veio ao mundo para destruir as obras do diabo (1Jo 3.8). No Calvário Jesus o expôs publicamente ao desprezo, triunfando dele na cruz (Cl 2.15). O episódio mencionado acima, encontra-se no Evangelho de Mateus 12.22-32. Os evangelhos estão cheios desses relatos.

Assim é o mundo espiritual. Sei que muitos não acreditam nesse assunto, ou crêem de forma diferente do que estou narrando, mas a verdade é que não há como fugir dessa realidade. Jesus disse: "Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha" (Mt 12.30). Não existe neutralidade. O fato é que todos nós estamos imiscuídos nesse universo, crendo ou não. A boa notícia porém, é que Jesus é incomparavelmente mais Valente que o valente Satanás. Para os que crêem no Jesus Deus que se tornou homem, morreu na cruz pelos nossos pecados, ressuscitou e está vivo para sempre (Ap 1.17-18), a Bíblia diz que maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo (1Jo 4.4), e que por ter nascido de Deus, não vivemos pecando; pelo contrário, somos guardados pelo próprio Jesus e o Maligno não nos toca (1Jo 5.18). É sério e simples assim.

Voltar para Artigos.