Até à velhice

Velhice
Estou com quase meio século de vida. E de uns tempos para cá tenho gostado de pensar que a velhice já faz parte de mim. Aliás, acredito que entramos na velhice no momento seguinte a concepção. Quanto mais agora com filha casada, cabelos grisalhos e barba branca. Mas nunca me senti tão livre como agora. Durante uma terapia há três meses descobri que preciso resgatar minha infância. Estou tentando fazer isso e estou gostando. Prova disso é que ao chegar em casa hoje a noite, minha filha me mostrou um artigo que citava Isaías 46.4. Meditei um pouco no texto e resolvi escrever sobre ele.

A velhice fala de uma vida longa. Mas o que é isso, se compararmos com o Senhor!? Mas o que é maravilhoso é saber que ele não muda jamais. Por toda a nossa vida Deus é o mesmo, podemos confiar nele. Através do profeta Malaquias Deus disse: "Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos" (Ml 3.6). Quando estivermos velhinhos Deus nos carregará, devido nossa fragilidade. Ele tem feito isso por toda a nossa vida; não deixaria de fazer em nossa velhice. Ele promete nos levar, carregar e salvar. O salmista orou: "Não me desampares, pois, ó Deus, até à minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder" (Sl 71.18). Deus certamente tem respondido essa oração para muitos, pois noutro lugar dos Salmos lemos: "O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça" (Sl 92.12-15).

Mesmo que a expressão "terceira idade" esteja sendo substituída por "melhor idade", e que a média de vida do brasileiro esteja aumentando, a velhice é em geral um tempo de debilidades físicas e mentais. Mas a Bíblia diz: "E acontecerá nos últimos dias, diz o senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos" (At 2.17). Somente Deus pode fazer velho sonhar. Isso porque o velho que confia em Deus tem uma perspectiva positiva e real da eternidade com Deus. Que não temamos a velhice, mas desfrutemos dela com jovialidade.

Voltar para Velhice.