A casa caiu

“Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hb 4.13).

Existe uma expressão popular que diz: "A casa caiu", referindo-se à descoberta de algo errado. A Bíblia diz: "...estejam certos de que vocês não escaparão do pecado cometido" (Nm 32.23). Ou seja, "a casa vai cair". Não tem como escapar das conseqüências dos erros cometidos. Ninguém quebra as leis, na verdade quebramos é a nós mesmos quando não obedecemos às leis. Se alguém pular de uma altura, não quebrará a lei da gravidade, mas a si mesmo. Não compensa optar pelo lado errado da sujeira moral, da falcatrua, da imoralidade, do engano, da falsidade, do roubo, do crime, da contravenção, enfim, de tudo o que contraria ao que é moral, honesto, legal e sobretudo, contrário ao que diz a Bíblia, a Palavra de Deus, "pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade" (2 Co 13.8).

O pecado não tem futuro. A Bíblia fala da "besta que era, e agora não é" (Ap 17.11). O mal tem passado, mas não tem futuro. O mal não compensa. Quem vive para o mal caminha para o caos. Há uma expressão bíblica que diz: "Foram-se as frutas que tanto lhe apeteciam!" (Ap 18.14). Os frutos do pecado não amadurecem, são sempre verdes ou podres. Ninguém será satisfeito plenamente tendo como base as coisas erradas. O pecado é como um muro alto que parece proteger no princípio, mas ele é rachado e torto, e de repente vai desabar, inesperadamente (Is 30.13).

A Bíblia diz que, "nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas" (Hb 4.13). Também está escrito: "Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia" (Pv 28.13). Mas Jesus é o caminho do perdão, ele é a verdade e a vida (Jo 14.6). Quem admitir a verdade sobre si mesmo, aceitando a verdade que é a Palavra de Deus e crer em Jesus, será verdadeiramente livre (Jo 8.32, 36).

Uma grande prova de que não podemos esconder nada de Deus, é que não conseguimos esconder nada de nós mesmos.